Recomendado para você: | |
|
Aconteceu na última sexta, 25 de novembro, em Itueta (MG), o 9.º Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Território Rio Doce Krenak que abrange os municípios de Aimorés, Conselheiro Pena, Ipanema, Itueta, Mutum, Pocrane, Resplendor, São Geraldo do Baixio e Santa Rita do Itueto. O Fórum foi promovido pela Rede Vidas em parceria com o SEBRAE.
Mutum esteve representado no evento pelo prefeito João Batista Marçal Teixeira, pelo secretário municipal de meio ambiente Genilson Tadeu Silva, pelo secretário municipal de turismo e presidente da ACE&CDL Karone Marllus Rocha de Oliveira e pelo produtor rural Genadir Carvalho da comunidade da Taquara.
O Fórum reuniu inúmeras lideranças políticas e da sociedade civil organizada, consultores e especialistas em vários segmentos, estudantes e outros convidados para debater estratégias visando o progresso social e econômico dos municípios do território a partir de práticas sustentáveis e, principalmente, através do associativismo.
A crise hídrica, projetos de integração TRDK, programas da Fundação Renova para enfrentamento das consequências do desastre de Mariana, cooperativismo, projetos e ações da Rede Vidas foram os principais assuntos abordados pelos participantes do Fórum.
A presidente da Rede Vidas, Cyntia Carreiro Boechat, destacou também algumas conquistas e ações em andamento como programas de proteção de nascentes, apoio a apicultura e o reconhecimento do Território por parte do Governo Federal em maio de 2016.
Na ocasião, foi assinado um importante convênio da Rede Vidas com a Fundação Banco do Brasil no valor de 250 mil reais com o objetivo de promover a construção de barraginhas em alguns municípios.
O prefeito João Batista Marçal falou da relevância do fortalecimento da integração dos municípios e do esforço conjunto na busca por conquistas de interesse regional. Marçal destacou a necessidade da conclusão do asfaltamento do trecho de apenas 28 km que liga Mutum à BR474, frisando que isso favorecerá muito o crescimento dos municípios de todo o território.
Mutum tem participação significativa no projeto da Rede Vidas voltado para o fortalecimento da apicultura em que o município é responsável por 70% do mel fornecido, sendo vencedor de vários concursos de qualidade.
Para o secretário Genilson Tadeu, que é vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica das Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu), é fundamental que haja o alinhamento dos programas e projetos das diversas instituições regionais, principalmente as que têm a prática da sustentabilidade como meio de promoção do desenvolvimento.
O empresário Karone Marllus considera muito exitosa a atuação da Rede Vidas em prol do progresso regional e que os municípios do território podem investir mais no turismo como mecanismo de desenvolvimento da região. “Além do turismo de negócios, nossa região tem grande potencial principalmente na área rural, cultural, ecológica e dos esportes de aventura. Cada um dos nove municípios do território tem algo especial para ser sustentavelmente explorado. Uma atuação articulada e eficaz, através de circuitos turísticos, consórcios e outras estratégias, podem garantir grandes benefícios para todos.”, ressaltou.
Segundo o analista do SEBRAE Minas em Aimorés, Marcelo Gonçalves, o objetivo maior da parceria é criar uma militância e um fórum permanente de discussão entre o poder público e a sociedade organizada, sobre a importância de trabalhar ações conjuntas para o desenvolvimento do território. “Esperamos capacitar as lideranças para fomentar uma convivência e uma forma de pensar focada no bem coletivo”.
Além do SEBRAE, a realização do 9.º Fórum contou com o apoio da Vale, da Fundação Renova e da Petrobrás.
Saiba mais sobre a Rede Vidas e o Território Rio Doce Krenak em www.redevidas.org.br
Fonte/Fotos: SETUR - Secretaria Municipal de Turismo.