As ações do Projeto ambiental “Água: cuidar para não faltar” prosseguem de forma dinâmica em Luisburgo, com a adesão cada vez maior de produtores rurais que possuem nascentes em suas propriedades. Na última Sexta-feira, 14, foi distribuída grande quantidade de mudas arbóreas de diferentes espécies, destinadas ao plantio ao redor de locais onde existem nascentes, em evento que antecedeu o I Concurso de Qualidade do Café, no Ginásio Poliesportivo Homero Caetano Viana, realizado na mesma tarde.
O Projeto envolve a parceria entre a Prefeitura - por meio da Secretaria M. de Educação –, Polícia Militar do Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luisburgo, Emater e Departamento M. de Agricultura, além do apoio da Câmara de Vereadores.
Na solenidade, houve a presença de Pe. Odésio Magno da Silva (Paróquia São Lourenço – Manhuaçu), que conduziu momento de oração e explanou sobre a importância da água em nossas vidas e as ações que precisam ser tomadas pela comunidade para que este valioso bem não fique tão escasso. Entre os presentes, a Secretária M. de Educação, Maria Aparecida Noronha; Vice-presidente da Câmara, Lourival Rodrigues; Vereadores Eduardo José de Freitas (1º Secretário), Maria de Fátima Cândido e Adriana Garcia; Presidente do Sind. dos Trabalhadores Rurais, Silvana Damasceno Labanca; Comandante do 1º Grupamento do Meio Ambiente, Sgt. Edmar, Policiais Militares do Meio Ambiente, Sd. Edson e Sd. Ferreira; Gerente Regional da Emater, Rômulo Mathozinho de Carvalho, e Extensionista Giovani Vidigal Araújo; Presidente do CBH Águas do Rio Manhuaçu, Isaura da Paixão, e a Vice-diretora da EE Joaquim Knupp, Eliane Pereira de Abreu.
Após as explanações feitas pelas autoridades, foi realizada a entrega simbólica das mudas aos produtores, além do cadastro de famílias rurais que também desejam participar desta mobilização para preservação da água.
(Ass. de Comunicação da Prefeitura de Luisburgo-MG – Adm. 2013/2016 / fotos: Jailton Pereira)
|