Prefeito decretará Estado de Emergência
O município de Mutum (MG), no Vale do Rio Doce, com cerca de 27 mil habitantes, foi atingido por fortes chuvas desde o dia 19 de fevereiro, chegando a registrar mais de 140 milímetros de chuva em um único dia. Até quarta-feira (21/2), a Prefeitura Municipal de Mutum, através da Defesa Civil Municipal registrou inundações, alagamentos, enxurradas, quedas de barreiras, danificação de vias urbanas e rurais em diversas regiões do município, que tem 1.250,8 km² de território.
"O município teve aproximadamente 5 mil pessoas afetadas, direta ou indiretamente pelas ocorrências. Temos algumas famílias desalojadas e muitas com prejuízos materiais. Algumas famílias perderam quase tudo em suas casas", ressaltou o coordenador da Defesa Civil do município, Karone Marllus.
Mutum possui 4.400 km de estradas, sendo que 4 mil km já estavam patrolados pela atual gestão municipal. Diante da intensidade da chuva que caiu na semana e com previsão de mais temporais, nos próximos dias, o Prefeito de Mutum, Claudinei Clemente de Freitas (Avante), já iniciou nesta quinta-feira (22/2), o pedido junto aos Governos Federal e Estadual de decretação de “Estado de Emergência”. “Aqui em Mutum, nos últimos quatro dias, estamos com média diária de 90 milímetros de chuva, chegando até a 140 milímetros em algumas cabeceiras. Nas últimas 72 horas tivemos registro acumulado de 200 milímetros de chuva em alguns pontos. Com isso, grande parte de nossas estradas estão praticamente intransitáveis. Tivemos dezenas de bueiros e pontes arrancados com as chuvas. Estamos com várias comunidades ilhadas. Felizmente, não tivemos vítimas fatais ou feridos, mas muitas famílias e comerciantes tiveram grandes prejuízos. As pontes que caíram já estamos recuperando nas principais vias. O acesso às comunidades teremos que esperar o tempo estiar para recuperar as estradas. Estamos no processo de decretação de emergência junto aos órgãos competentes para buscar subsídios para recuperar o que foi perdido”, disse o Prefeito Claudinei Clemente. Com 46% de zona rural, seis distritos e quatro povoados pertencentes ao município, foi necessário que a Prefeitura de Mutum, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), suspendesse as aulas nas escolas municipais nessas localidades. A suspensão das aulas em razão da impossibilidade de tráfego de veículos será nesta quinta (22/2) e sexta-feira (23/2).Jornalista-Agência 3dois4