|
A comitiva mutuense de cerca de 80 pessoas esteve em Belo Horizonte na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na manhã desta quinta-feira (19/12) numa audiência pública para discutir exclusivamente o asfaltamento do trecho de 28 km da MG108 que liga Mutum à BR474 que dá acesso a Aimorés e ao Espírito Santo.
Representantes de diversos segmentos da sociedade entre entidades classistas, servidores do Executivo e Legislativo, lideranças políticas e comunitárias e cidadãos de todas as regiões do Município de Mutum expressaram a grande e urgente necessidade das melhorias no pequeno trecho que há mais de 50 anos causa grandes transtornos para a população local e regional.
A audiência foi realizada pela Comissão de Direitos Humanos da ALMG, presidida pelo Deputado Estadual Durval Ângelo (PT) com a participação e apoio dos Deputados Tiago Ulisses (PV), Rogério Correia (PT), Bosco (PTdoB), Sebastião Costa (PPS) entre outros.
O Prefeito de Mutum João Batista Marçal (PT) entregou ao Deputado Dinis Pinheiro (PP), presidente da Câmara, um abaixo-assinado com mais de 6 mil nomes. Marçal falou do esforço conjunto da população mutuense em prol dessa importante causa sonhada há tantos anos. "Essa é uma reivindicação de toda a população e, por isso, viemos em uma comitiva apartidária, formada por 80 pessoas entre empresários, comerciantes, vereadores, representantes da maçonaria, Igrejas, de todos os cantos do município que tem mais de 1250 km².", destacou o prefeito.
O encontro contou com a presença do Diretor do DER-MG, José Elcio Santos Monteze, que garantiu que o trecho está contemplado no programa Caminhos de Minas. No entanto, a obra ainda está em fase de projeto e a previsão de que o processo licitatório seja realizado em 2014. "O projeto de pavimentação deste trecho já está sendo elaborado, ou seja, tecnicamente falando, a obra já começou", garantiu José Elcio.
Os oradores inscritos ressaltaram os possíveis e desejados impactos sociais da obra. O presidente da Associação Empresarial e CDL do município, Karone Marllus, ressaltou que "o pequeno trecho é um grande inibidor de progresso e que o asfaltamento permitirá grandes avanços econômicos e sociais, não só para Mutum para toda a região". Segundo o Padre José Marcelino Pereira, da Paróquia São Manoel, muitos jovens concluem o ensino médio em Mutum mas desistem de continuar os estudos em cidades vizinhas por causa das péssimas condições da rodovia, principalmente na época das chuvas.
Requerimentos
Além do comprometimento dos deputados das comissões de Direitos Humanos e de Transportes e diante das considerações das lideranças foram aprovados vários requerimentos enfatizando a agilidade nos projetos e execução das obras e uma audiência com o Governador Anastasia (PSDB) em fevereiro para tratar do assunto.
A comissão do Movimento SOS MG108-BR474 continuará acompanhando juntamente com o Governo o andamento do processo de pavimentação da rodovia. A comissão agradece a todos que se empenham nessa causa e continua contando com o apoio de todos até a concretização desse relevante objetivo.
Fonte: Blog do Movimento SOS MG108-BR474
(www.sosmg108br474.blogspot.com.br/2013/12/audiencia-publica-na-almg-em-bh-discute.html)
Fotos: Léo Gomes