Em 16 de março de 2012, a equipe de militares Sgt Cunha, Cb Hermes e Cb Luiz Carlos pertencentes ao 3º Pelotão de Polícia Ambiental ‘‘Sargento Agenor de Almeida Costa’’ sediado no Parque Estadual do Rio Doce, durante o atendimento de ocorrência de desmate, autuou a proprietária do terreno onde estava ocorrendo o desmate e o cidadão responsável pelo desmate, no valor de R$5.140,30 para cada um. Também foi autuado um homem no valor de R$ 385,77 por utilizar um trator na exploração florestal sem estar registrado no órgão ambiental competente. Foram apreendidos 01 trator, 01 motosserra e 120 estéreos de lenha nativa ficando a Empresa Santa Inês Empreendimento como depositária da madeira, sendo o local do desmate embargado.
A ocorrência foi encaminhada a DePol local, haja vista os envolvidos terem praticado os crimes capitulados nos artigos 38A e 39 da Lei 9.503 de 1998.
Ainda, durante as vistorias pela área do desmate e a contabilização das árvores cortadas, foi encontrado um saco de linhaça enrolado em uma lona preta escondida em meio a vegetação, que continha 05 armas de fogo conhecidas como “toco ou cotoco” (armadilhas utilizadas para abater animais da fauna silvestre que utilizam trilhas para se alimentarem), 07 cartuchos intactos diversos, 02 lanternas pequenas.
Foi realizado rastreamento nas imediações para tentar localizar os possíveis autores das referidas armas, porém sem êxito. As armas foram recolhidas juntamente com os demais materiais e entregue na DePol de Pingo D’Agua.
Fonte: 3º Pelotão MAMB/PERD{jcomments on}