Na última sexta-feira, 24, a guarnição do 3º Pelotão PM de Meio Ambiente, comandada pelo Sargento Dutra, desencadeou uma operação no interior do Parque Estadual do Rio Doce (PERD), visando prevenir a pesca irregular, caça e captura de animais da fauna silvestre.

Os militares realizaram patrulhamento aquático, percorreram mais de dezesseis quilômetros pelo curso d’água do Rio Doce e depararam com armadilhas para capturar animais, as quais foram recolhidas.

Em continuidade aos trabalhos na região, a equipe deslocou até a Lagoa Piauzinho, que fica em meio à mata fechada, num local restrito a pessoas não autorizadas, onde surpreendeu dois indivíduos, num acampamento montado com madeiras da própria mata.

No momento da abordagem, os autores, um homem de 70 e outro de 34 anos, praticavam pesca predatória, utilizando caniços simples de fibra. Um deles ainda portava uma espingarda cartucheira calibre 36 e um facão. Os peixes que eles haviam capturado foram descartados por estarem impróprios para consumo humano.

Diante dos fatos, os autores foram presos e encaminhados, juntamente com os materiais apreendidos, para a Delegacia de Polícia de Ipatinga, onde foram autuados em flagrante pela autoridade competente. Em desfavor deles também foram confeccionados os autos de infração correspondentes.

Durante a operação foram apreendidos os seguintes objetos: uma espingarda cartucheira calibre 36, seis cartuchos calibre 36, dois carreteis de linha, quatro caniços de fibra, dois facões, três lanternas, uma peneira, anzóis, um canivete, dois samurais, três câmaras de ar, um pio utilizado para atrair aves, duas aratacas, duas armadilhas, dentre outros materiais.

Fonte: 12ª Cia Ind MAT{jcomments on}