Durante vistorias no rio Doce, no local conhecido como ‘’Cachoeira Santana’’, zona rural de Bom Jesus do Galho na tarde de 17/11/2014, a equipe de militares 3º Pelotão de Polícia Ambiental “Sargento Agenor de Almeida Costa”, sediado no Parque Estadual do Rio Doce, composta pelo Sgt Barbosa, Cb Ronaldo e Sd Vieira, deparou com três rapazes na prática de pesca predatória.
No momento da abordagem os autores tentaram evadir, sendo capturados e presos em flagrante, e com eles, foram encontrados sete quilos de pescado de espécime exótica “bagre africano’’ e uma tarrafa.
O fato configura crime ambiental previsto na lei 9.605/98, tendo em vista o apetrecho de pesca ser de uso proibido e o ato de pesca era praticado em local proibido no rio Doce, conforme Portaria 109/07 do IEF.
Os autores, o apetrecho de uso proibido e o pescado, foram encaminhados a delegacia de Polícia Civil de Bom Jesus do Galho, onde foram autuados em flagrante pelo delegado de plantão e autuados administrativamente através de autos de infração da SEMAD no valor de R$ 2.183,64.
JOSÉ MARIA DOS SANTOS, 1º TEN PM
COMANDANTE DO 3º PELOTÃO MAMB/PERD
|