Em data de 30/12/2011, a equipe de militares do 3º Pelotão de Polícia Ambiental ‘’Sargento Agenor de Almeida Costa’’, localizado no Parque Estadual do Rio Doce, Sgt Gonzaga, Cb Wagner Lima e Sd Vieira, durante patrulhamento ambiental na zona rural de Bom Jesus do Galho, deparou com dois indivíduos na prática do ato de pesca embarcada na lagoa Manoel Antônio de Brito.
Realizada a abordagem aos autores, os militares encontraram dentro do barco peixes nativos (lambari e traíra) e apetrechos de pesca: 04 (quatro) varas telescópicas, 01 (um) caniço simples de bambu e 01 (um) molinete acoplado.
Durante vistorias pelo local, foram encontrados pelos policiais 06 (seis) redes de emalhar fixa e 01 (um) espinhel e mais de 100 (cem) boínhas, os quais não foram assumidos como sendo de propriedade dos autores. Todos os materiais proibidos foram apreendidos, juntamente com o barco e os materiais de pesca de uso permitido encaminhados para o IEF do Parque Estadual do Rio Doce.
O fato da captura da espécimes de peixes nativos durante a portaria vigente de Piracema nº 155 do IEF, constitui crime ambiental de acordo com a lei 9.605/98.
Os dois autores foram autuados administrativamente, presos e encaminhados a Delegacia de Policia Civil.
Os pescados que não se encontravam em condições próprias para o consumo humano foram descartados.
Fonte: JOSÉ MARIA DOS SANTOS, 1º TEN PM
COMANDANTE DO 3º PELOTÃO MAMB/PERD.{jcomments on}
Apreensão de peixes das espécimes nativas em Bom Jesus do Galho
- Detalhes