Em data de 29/12/2011, a equipe de militares do 3º Pelotão de Polícia Ambiental ‘’Sargento Agenor de Almeida Costa’’, localizado no Parque Estadual do Rio Doce, Sgt Barbosa, Cb Ronaldo e Sd Wedson, durante patrulhamento pelas proximidades da lagoa Indaiá, depararam com uma mulher de posse de um saco plástico, o que levantou a suspeita dos militares.
Realizada a abordagem e vistorias, os policiais encontraram dentro do saco 04 (quatro) redes, apetrechos de pesca de uso proibido para a categoria amadora e usado para a prática de pesca predatória.
A autora que portava os apetrechos e não possuía licença de pesca, foi autuada administrativamente e liberada no local, sendo os materiais apreendidos e encaminhados ao núcleo do IEF do Parque Estadual do Rio Doce.
Em continuidade ao patrulhamento, a mesma equipe abordou um veiculo VW Fusca, na MG 425 ocupado por três pescadores.
Durante a abordagem e vistorias, foi constatado que dois dos ocupantes do veiculo transportavam peixes das espécimes nativas provenientes da fauna ictiológica da bacia hidrográfica do rio Doce, além de diversos apetrechos de pesca usados na captura do pescado.
O fato infringiu a portaria vigente de Piracema nº 155 do IEF, que constitui crime ambiental de acordo com a lei 9.605/98.
Os dois autores foram autuados administrativamente, presos e encaminhados a delegacia de Policia Civil. Todo o material de pesca também foi apreendido.
Os pescados que não se encontravam em condições próprias para o consumo humano foram descartados.
Fonte: JOSÉ MARIA DOS SANTOS, 1º TEN PM
COMANDANTE DO 3º PELOTÃO MAMB/PERD
{jcomments on}