Em data de 11/05/2012, equipe de militares do 3º Pelotão de Polícia Ambiental ‘’Sargento Agenor de Almeida Costa’’, localizado no Parque Estadual do Rio Doce, Sgt Da Hora, Sd Wedson e Sd Vieira com o apoio da equipe do Sgt Gonzaga, Sd Teixeira e Sd Elvio, realizaram uma operação de fauna na “lagoa do Gancho e lagoa do Junco” localizada no município de Bom Jesus do Galho. Durante intensas vistorias na região encontraram diversos poleiros com ceva (milho em palha) e um embrulho que continha duas armas de fogo (espingarda e um “toco ou cotoco”).
Diante dos poleiros de caça encontrado na região, os militares ficaram de campana até o anoitecer na “lagoa do Junco”, momento em que chegaram ao local 03 (três) caçadores armados. Realizaram a abordagem aos autores que não obedeceram a ordem de parada e empreenderam fuga em meio a vegetação, tomando rumo ignorado. Um dos caçadores abandonou uma espingarda cartucheira calibre 36 com um cartucho do mesmo calibre. As armas de fogo foram apreendidas, bem como o cartucho e encaminhadas a DePol de Bom Jesus do Galho.
Ainda no dia 11/05, a equipe de militares Sgt Cunha, Cb Wagner Lima e Sd Lúcio durante vistorias nas margens da “Lagoa Pimenta”, zona rural, município de Marliéria, encontraram escondidos em meio a vegetação, 177 (cento e setenta e sete) joão bobos ou boinha (pedaços de isopor com linha e anzol); 01 espinhel contendo 06 anzóis, 01 jequi e 02 linhas largas. Os apetrechos de pesca foram apreendidos e encaminhados ao núcleo do IEF do Parque Estadual do Rio Doce.
Já em data de 12/05/2012, a equipe de militares, Sgt Dutra e Cb Iris, durante operação de Combate a caça e captura de animais fauna silvestre e da pesca predatória na “lagoa Azul”, interior do Parque Estadual do Rio Doce, encontrou escondido em meio a vegetação o saco plástico que continha 200 (duzentos) joão bobos, um espinhel com dez anzóis e cinco caniços simples de bambu que também foram apreendidos e encaminhados ao IEF.
Fonte: 3º Pelotão MAMB/PERD{jcomments on}