Em 04/05/2012, militares do 3º Pelotão de Polícia Ambiental “Sargento Agenor de Almeida Costa”, sediado no Parque Estadual do Rio Doce, desencadearam na região de São José do Goiabal e Dionísio, uma operação ambiental de combate a caça e captura de animais silvestre e a pesca predatória. Uma equipe composta por 10 militares, divididas em três viaturas e uma embarcação, na região de Cachoeira D’Anta, zona rural do município de São José do Goiabal, ao verificar locais utilizados para prática de caça predatória, encontraram escondidos entre a vegetação 01 (um) saco plástico que continha 04 (quatro) armas de fogo de fabricação artesanal, conhecidas por “toco ou cotoco” e 04 (quatro) cartuchos calibre 36, um intacto e três deflagrados, sendo apreendidas e encaminhadas a DePol de São Domingos do Prata.

 

Na operação de pesca embarcada no Rio Doce, os militares encontraram armadas no encontro do Rio Doce com o Rio Casquinha, 07 (sete) redes de nylon, que mediram80 m²(oitenta metros quadrados) materiais de pesca de uso proibido.

 

Em continuidade a operação, durante patrulhamento de pesca motorizada na lagoa Aguapé, no município de Dionísio, encontraram armadas no espelho d’água 23 (vinte e três) joão bobo (boinhas) e 02 (duas) redes de nylon de armar fixa, materiais de pesca de uso proibido.

 

Os materiais de pesca foram apreendidos e encaminhados ao núcleo do IEF do Parque Estadual do Rio Doce.

 

Outra equipe composta por mais três militares, durante atendimento de denúncia de pesca predatória na Lagoa do Condomínio Lagoa da Garça, município de Bom Jesus do Galho, abordaram, à noite, dois pescadores de Ipatinga. Um deles praticava a pesca sem possuir licença e teve todo seu material apreendido; o outro foi preso em flagrante delito por praticar o ato de pesca com 98 (noventa e oito) joão bobo ou boinhas (pedaços de isopor com linha e anzol), sendo autuado administrativamente, apreendido um barco de lata e 03 (três) quilos de pescado da espécie traíra. Todos os equipamentos, barco e pescados foram encaminhados a Depol de Pingo D’Água.

 

Fonte: 3º Pelotão MAMB/PERD{jcomments on}