Encerrando as ações desenvolvidas na região, alusivas ao Dia Mundial da Água, foi realizada neste sábado, 24, a tradicional Caravana das Águas. A atividade foi promovida pela 12ª Companhia PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito, em parceira com os demais integrantes da Rede Ambiental Verde Vida, visando fomentar a consciência ambiental.

 

Todos os anos, os participantes da Caravana saem da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ipatinga, com destino a Cachoeira de Santana, em Revés do Belém. Além de promover um dia voltado para iniciativas educacionais, num contato direto com o meio ambiente, o gesto concreto da Caravana é o recolhimento do lixo encontrado nas margens do Rio Doce, o qual, posteriormente, é encaminhado para o local correto.

 

Tradicionalmente, o deslocamento até a Cachoeira de Santana era realizado em barcos, pelo Rio Doce. Contudo, para possibilitar o envolvimento de mais pessoas, neste ano, o percurso foi feito pela estrada de acesso à Cachoeira. No total, aproximadamente 300 pessoas participaram do evento, utilizando quatro ônibus e cerca de trinta automóveis, além de motos e bicicletas.

 

Durante o trajeto, foi realizada uma parada na Ponte Perdida, onde aconteceu a premiação dos alunos das escolas da região, que se destacaram na produção de um texto, com o tema: Semana das Águas. Lá também foram desenvolvidas oficinas temáticas e os participantes puderam assistir a apresentações de grupos musicais, de dança e capoeira.

 

A participação de crianças e adolescentes foi maciça, especialmente dos alunos da Escola Municipal Vereador João Gonzaga dos Reis, de Pingo D’Água, e da Escola Estadual João Paulo II, de Revés do Belém. Cerca de oitenta escoteiros, integrantes dos Grupos Xavantes, Júlio Verne, Jequitibá e Tapajós também estiveram na Caravana.

 

O evento contou ainda com a presença do Comandante da 12ª Cia PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Major Ronaldo Silva, do Gerente do Parque Estadual do Rio Doce, Vinícius de Assis Moreira e do Bispo Emérito da Diocese de Itabira/Cel Fabriciano, Dom Lélis Lara, dentre outras autoridades.

 

Fonte: 12ª Cia Ind MAT{jcomments on}