Mutum assumiu 6 cadeiras no comitê que atua em 32 municípios da bacia do Rio Doce.

Em cerimônia realizada em Mutum na manhã desta terça (31), os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu) tomaram posse para atuarem no período de 2018 a 2021 e, oportunamente elegeram sua nova diretoria para o biênio 2018-2019.

O encontro foi realizado no salão paroquial e contou com a participação do servidor do IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Eduardo Araújo Rodrigues, na ocasião representando o governador do Estado, da ex-presidente do CBH Doce, Elisa Costa, do prefeito João Batista Marçal Teixeira e de seu vice Eduardo Fonseca Teixeira, do presidente da Câmara Municipal Washington Torres Hubner de Medeiros, do Sargento da Polícia Militar Ambiental Samuel Selos, do Padre José Marcelino Pereira, da diretoria do CBH Manhuaçu e representantes de dezenas de municípios que compõem a bacia hidrográfica, lideranças comunitárias e outros convidados.

A solenidade foi iniciada com um momento de oração conduzido pelo pároco Pe. José Marcelino que enfatizou a importância do trabalho do comitê e a preocupação da Igreja com as questões ambientais e, especialmente, por meio da meta pastoral assumida pela paróquia em 2016 que visa colaborar para a revitalização do Rio São Manoel. Em seguida, alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Guilherme Manoel de Faria, coordenados pela professora Norma e a diretora Verônica Raquel, fizeram uma apresentação de dança destacando os cuidados que todos devem ter com a natureza e o meio ambiente.

Em seu pronunciamento, o prefeito João Batista deu as boas vindas aos participantes do evento e falou dos principais programas, projetos e ações do Executivo Municipal promovidos recentemente na área ambiental, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (SEMASA), com destaque para o Programa Prohidro e o projeto “Água para todos”, cujo objetivo principal é promover a segurança hídrica no município.  Na ocasião, o prefeito assinou o Projeto de Lei referente ao projeto "Água para Todos" que terá suas atividades iniciadas em agosto. 

Cumprindo o protocolo, Eduardo Araújo do IGAM dirigiu ato de posse dos 72 membros do CBH, conforme publicado na Imprensa Oficial do Estado no dia 08 de junho de 2018 e os Decretos 43.959/2005 e 43.989/2005, para atuarem no período de 2018 a 2021, como conselheiros do Estado, na área abrangida pelos municípios componentes do Comitê, colaborando na gestão do uso das águas.

Depois de empossados os membros da entidade, passou-se ao rito de eleição da nova diretoria executiva para o biênio 2018-2019. Foi apresentada uma única chapa que foi eleita por aclamação pela assembleia tendo como presidente Senisi Rocha (Sociedade Civil – Lions – Manhuaçu), vice-presidente Genilson Tadeu da Silva (Poder Público Municipal – Prefeitura – Mutum), secretária-executiva Isaura Pereira Paixão (Usuários – Sindicato dos Produtores Rurais – Manhuaçu) e secretária-adjunta Flávia Dias (Sociedade Civil – Cooperativa Aguapé – Manhumirim).   

Os Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs) são órgãos com caráter normativo, consultivo e deliberativo que, integrantes do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, responsável pela promoção da gestão participativa dos recursos hídricos na região se sua competência.

Mutum sempre esteve presente na composição do CBH Manhuaçu desde a sua fundação e, nessa nova gestão o município conseguiu 6 cadeiras no comitê, entre titulares suplentes, sendo representante do Poder Público Municipal o secretário de meio ambiente e saneamento Genilson Tadeu da Silva, representando a sociedade civil o empresário Karone Marllus Rocha de Oliveira (Associação Empresarial de Mutum) e a bióloga Izabel Gonçalves Monteiro (CDL Mutum), representando os usuários da água Henrique Gonçalves Pires e Jarbas Pinheiro de Lacerda (Sindicato dos Produtores Rurais de Mutum) e Vagner Marcio Silva (Associação Pro-Leite de Mutum).

Genilson Tadeu, Karone Marllus e Izabel Gonçalves também são integrantes do Grupo Gênesis que tem mais de 10 anos de atuação em atividades socioambientais na região do município de Mutum.

A BACIA DO RIO MANHUAÇU

O CBH Manhuaçu, que foi criado em 2 de fevereiro de 2005 após grande mobilização social em vários municípios, faz parte do CBH da macrobacia do Rio Doce e é composto por 36 membros titulares e 36 suplentes, sendo: 18 representantes do Poder Público, divididos de forma paritária entre o Estado e os Municípios; e 18 representantes dos usuários e de entidades da sociedade civil ligadas aos recursos hídricos. Integram atualmente o comitê 26 municípios dos 32 abrangidos geograficamente pela bacia.

A Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu está totalmente inserida em Minas Gerais, nas regiões da Zona da Mata e Vale do Rio Doce, em uma área de mais de 8 mil quilômetros quadrados. A bacia do Manhuaçu é formada pelas sub-­bacias dos rios Manhuaçu, São Manoel, Mutum, São Luís, Pocrane, Itueto, José Pedro e Capim, e ainda por pequenos córregos, como o Barroso, Barrosinho, Sossego, Natividade, Santana, da Barata e Lorena. 

A área da bacia abrange, total ou parcialmente, 32 municípios: Aimorés, Alto Caparaó,Alto Jequitibá Alvarenga, Caratinga, Chalé, Conceição de Ipanema, Conselheiro Pena, Durandé, Ibatiba, Imbéde Minas, Inhapim, Ipanema, Itueta, Iúna, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Mutum, Piedade de Caratinga, Pocrane, Reduto, Resplendor, Santa Bárbara do Leste,Santa Rita do Itueto, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, São José do Mantimento, Simonésia e Taparuba.  A população total da bacia é de aproximadamente 306 mil pessoas.

Saiba mais sobre o CBH Manhuaçu acessando  www.cbhmanhuacu.org.br   

 

     

Veja mais fotos AQUI.

Informações: Karone Marllus/CBH Manhuaçu. Fotos: Léo Gomes/Mutumonline.com