Os desafios e as oportunidades do mercado leiteiro foram debatidos pela Comissão Técnica da Pecuária de Leite da FAEMG
Recomendado para você: | |
|
Produtores mineiros de leite aproveitaram o bom momento (de valorização do produto e redução no custo de produção) para debater desafios e oportunidades. A Comissão Técnica da Pecuária de Leite da FAEMG, reuniu-se na última semana, em BH, para fazer um balanço do último ano e traçar ações prioritárias para o setor.
Para o presidente da Comissão, Eduardo Pena, um dos destaques do encontro foi a apresentação de novas tecnologias para monitoramento dos rebanhos: “A FAEMG está muito atenta às inovações e tendências de modernização dos processos produtivos. É sempre um grande ganho esse acesso a sistemas que agreguem melhorias ao trabalho dos nossos produtores”.
Outra discussão importante, segundo Eduardo, foi a formação de um conselho estadual, nos moldes no Conseleite. “Buscamos formatar esse colegiado em Minas da forma mais adequada à nossa necessidade, e com apoio da indústria”. Ele destacou ainda as apresentações de especialistas da FAEMG sobre temas da área jurídica, como questões trabalhistas e o Funrural.
TEMAS APRESENTADOS
Mercado
“O momento é favorável ao pecuarista, com redução do custo de produção pelo segundo mês consecutivo, puxado pela boa oferta de grãos. A tendência é de queda contínua do preço desses insumos, com o aumento do esmagamento de soja e expectativa da safra recorde de milho. Com custos menores, o cenário deve ser de recuperação de margem para o produtor. Essa tendência é também reforçada pelo incremento do preço do leite ao produtor, que registrou valorização pelo segundo mês consecutivo. Pontos preocupantes são o aumento das importações de lácteos e o cenário econômico doméstico, uma vez que a crise tem impactado o consumo de leite e derivados” - Wallisson Lara, analista de agronegócios da FAEMG
Questões trabalhistas
Muito se tem dito sobre as mudanças da legislação da CLT, mas o que nem todos sabem é que temos uma regulamentação específica para o meio rural tramitando no Congresso. É importante que o setor se informe e acompanhe. - Mariana Maia, advogada da Assessoria Jurídica da FAEMG
Funrural
FAEMG e a CNA estão acompanhando e debatendo o anúncio acerca da cobrança do FUNRURAL (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural) com especialistas e buscando encaminhamentos que possam auxiliar na resolução da demanda. - Francisco Simões, coordenador da Assessoria Jurídica da FAEMG.
Assessoria de Comunicação - Vicosa