Na manhã do dia 23 de junho, o Secretário Municipal de Turismo de Mutum, Karone Marllus Rocha de Oliveira, que também preside a ACE&CDL, esteve na sede da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, sendo recebido pelo Secretário de Estado de Turismo, Dr. Ricardo Faria, e pelo Subsecretário de Desenvolvimento Regional, Davi Costa, com o objetivo de abordar estratégias para o desenvolvimento socioeconômico sustentável de Mutum e dos municípios pertencentes ao Território do Caparaó, tendo o turismo como principal instrumento propulsor.
Participaram também do encontro o empresário e presidente da ADESC (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Caparaó), André Farrath, o presidente da ACIAM (Associação Comercial, Industrial e de Agropecuária de Manhuaçu), Marcel Magalhães e o advogado e Conselheiro da ADESC, Igor Lacerda.
O secretário Ricardo Faria, que é Deputado Estadual, tomou conhecimento de alguns projetos da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) apresentados por Karone Marllus que ressaltou os potenciais do município, destacando o turismo de aventura, manifestações culturais e religiosas e o turismo rural.
A comitiva explanou sobre as principais demandas regionais e algumas propostas visando fomentar o crescimento dos municípios do Território do Caparaó, especialmente no microterritório do qual as cidades representadas fazem parte. Na conversa, foram apresentadas as particularidades de cada região, ressaltando as fragilidades e as potencialidades a serem consideradas em projetos e em todo esforço conjunto que, através do turismo, pode transformar o território, trazendo mais investimentos e maior renda, aumento dos postos de trabalho e melhores condições de vida para toda a população local e para os visitantes.
Davi Costa e Ricardo Faria se comprometeram com os intentos abordados, deliberando diligências importantes. Aspectos relacionados ao transporte aéreo e rodoviário, capacitação profissional através do Sistema S, apoio aos circuitos turísticos, especialmente o circuito turístico do Pico da Bandeira, a criação e a manutenção de parques (unidades de conservação nacional, estaduais e municipais), implementação de programas de governo e a efetivação de parcerias foram alguns dos pontos mais defendidos e com perspectivas de bons avanços em curto prazo.
"Na região do Caparaó, Mutum é o maior dos 24 municípios pertencentes ao Microterritório do Manhuaçu, com extensão territorial de 1.256 km², tem 6 distritos (Sede, Ocidente, Centenário, Roseiral, Humaitá e Imbiruçu), 4 povoados (Santa Rita, Santa Maria, Santa Efigênia e Lajinha de Mutum) e 54 comunidades rurais. Somos grandes produtores de leite, café e de outras culturas, além de termos uma expressiva riqueza em recursos naturais. Nossa relevância nos cenários regional e estadual é evidente mas, precisamos alinhar essa grandeza às nossas potencialidades e, com as articulações certas, atuar todos na promoção do que temos de melhor. E o turismo pode e deve sempre contribuir nesse sentido.", ressaltou Karone.
O dirigente da ADESC André Farrath fez uma explanação sobre a região onde a agência atua, inclusive sobre a rica história regional, com fatos notórios como a “República do Manhuassu” de Serafim Tibúrcio. Ele lembrou ainda a Guerrilha do Caparaó, a matriz do Bom Jesus em Manhumirim e a suntuosa construção do Seminário realizada pelo Padre Júlio Maria - que está em processo de beatificação e o túnel antigo da estrada de ferro na cidade de Alto Jequitibá. O presidente da ACIAM Marcel Magalhães e o conselheiro da ADESC Igor Lacerda destacaram o turismo religioso e de negócios, as águas da região do Caparaó e a cultura de cervejaria artesanal que está crescendo.
SEMINÁRIO REGIONAL
O Secretario Ricardo Faria solicitou à sua assessoria o agendamento de um seminário para o mês de agosto em parceria com a ADESC e Secretarias Municipais de Turismo da região. O encontro terá como temas investimentos, infraestrutura, festivais, qualificação de mão de obra, mobilidade, sinalização e gastronomia.
Segundo Karone estão sendo planejados uma série de eventos que serão realizados em vários municípios do território. "Seminários e eventos afins são de suma importância para dinamizar as ações em prol do desenvolvimento turístico regional, notadamente na qualificação profissional e na divulgação das atrações. E havendo uma parceria efetiva entre o governo estadual, prefeituras, entidades associativas e a iniciativa privada teremos melhorias significativas na promoção do turismo e consequente crescimento socioeconômico.”, afirmou o secretário.