O Setor de Humaitá da Paróquia de São Manoel de Mutum, em parceria com a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Setor de Humaitá e Região promoveram durante todo o dia 16 de abril um grande mutirão de coleta de resíduos provenientes da atividade rural no Distrito de Humaitá.

O evento mobilizou produtores rurais, estudantes e outros voluntários que recolheram quatro caminhões lotados com uma grande variedade de lixo e outros resíduos que terão a sua destinação correta e deixarão de causar algum impacto no meio ambiente.

As atividades desenvolvidas fazem parte de uma proposta de gestos concretos resultado das reflexões a partir da Campanha Ecumênica da Fraternidade de 2016 que chama a atenção dos brasileiros quanto ao cuidado com o meio ambiente, com o foco no saneamento básico.

Segundo o presidente da Associação de Produtores, Antonio José Gonçalves, os trabalhos começaram nos dias anteriores com a divulgação e orientação em todo o setor a respeito da separação dos resíduos nas propriedades e o encaminhamento para triagem e condicionamento num local próximo ao armazém da Associação de Produtores na sede do distrito. A divulgação do evento teve o importante apoio dos agentes municipais de saúde, das escolas e igrejas. Às 16:00 horas foi realizada uma palestra com membros do Grupo Gênesis e do CBH Manhuaçu e, em seguida, uma caminhada com cartazes e faixas com temas ambientais. O evento foi encerrado com a celebração de missa na Igreja de São Francisco de Assis presidida pelo Padre José Marcelino.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMADES) e do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) das Águas do Rio Manhuaçu, o projeto também permitiu a distribuição de centenas de mudas de espécies nativas para recuperação de nascentes. Também foi feito o cadastramento de produtores para o recebimento de material para cercamento de nascentes e construção de fossas sépticas. Esta ação tem o apoio especial do Instituto Terra de Aimorés e do CODEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). Em Mutum, serão protegidas 200 nascentes e construídas 100 fossas nesta etapa do projeto.

Lideranças comunitárias do Distrito de Imbiruçu também participaram do mutirão levando um pouco da experiência de trabalhos semelhantes realizados naquela região já há alguns anos.

Genilson Tadeu da Silva e Karone Marllus, que também fazem parte do CBH Manhuaçu e Leonardo Gomes de Oliveira participaram do evento pelo Grupo Gênesis, prestigiando e colaborando com essa louvável e promissora iniciativa da comunidade de Humaitá.

Fotos: Léo Gomes

Vea mais fotos AQUI.