ACE&CDL de Mutum participaram da primeira reunião ordinária do ano do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) Águas do Rio Manhuaçu, realizada na tarde do dia 3 de fevereiro no auditório da Câmara Municipal do Município de Chalé.

O presidente Karone Marllus esteve representando as entidades da sociedade civil no encontro que reuniu representantes de dezenas de municípios da região com o intuito primordial de abordar meios de implementar as diretrizes assumidas pelo comitê para a gestão dos recursos hídricos da sub-bacia do Rio Manhuaçu que faz parte da bacia do Rio Doce.

Os principais temas abordados pelos conselheiros e convidados foram o contrato de gestão entre IBIO, ANA (Agência Nacional de Águas) e IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), o projeto “Plantando o futuro” apresentado pela CODEMIG, a Missão do CBH Doce à Mariana, andamento da elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico nos municípios contemplados pelo Programa P41, apoio ao Projeto Olhos D’água do Instituto Terra junto ao Fhidro e apresentação do Programa “Produtores de Água Doce” pelo IBIO.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente de Mutum, Genilson Tadeu da Silva, também participou da reunião e, na ocasião, falou da experiência de ter participado da Missão à Mariana e da trágica situação do Rio Doce e da população atingida pelas consequências do rompimento da barragem da Samarco em novembro do ano passado.

Karone Marllus, que é membro titular do Comitê desde 2012, apresentou uma iniciativa do Grupo Gênesis juntamente com a SEMADES (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) que foi a primeira etapa da descida do Rio Mutum que abrangeu o perímetro urbano da sede do município com o objetivo promover o reconhecimento da área e limpeza de alguns pontos críticos para evitar o acúmulo de resíduos e favorecer o curso d’água. Essa ação conta com o apoio institucional da ACE&CDL e com o patrocínio da Infocenter e MutumOnline.com.

{gallery}../images/cbh-manhuacu-chale/{/gallery}