Um grupo de 11 pessoas de Mutum recebeu, pela primeira vez, o curso de Materiais Recicláveis do Senar Minas. O treinamento, realizado 23 a 27 de fevereiro de 2015, mostrou como confeccionar peças de artesanato e outros objetos utilitários e decorativos com base no aproveitamento de materiais reutilizáveis. O curso foi oferecido em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Mutum e com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.

Participaram artesãos e alguns monitores dos programas Projovem e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). “Os participantes são como multiplicadores, que passarão adiante o que aprenderam para os alunos e demais professores”, explicou a mobilizadora Natália Souza da Silva.

Coletar terra para fazer tinta, confeccionar caixas multiuso e porta-moedas, além de aprender a decorar em lata, vidro e PET foram alguns dos temas trabalhados pela instrutora Valeria Pagani Heringer de Miranda. Habilidades gerenciais e cuidados com o meio ambiente também foram abordados. “Eles aprenderam muitas formas de enfeitar suas casas com produtos de baixo custo que podem ser úteis para organização diária, podendo também auxiliar na renda da família. Além disso, foi de grande importância para o meio ambiente, já que os materiais que são jogados fora estão sendo reaproveitados”, disse a mobilizadora.

O curso de Materiais Recicláveis foi novidade para a cuidadora de idosos e bordadeira Ednea das Dores da Silva, de 33 anos. Bordadeira há 20 anos, compartilha o prazer de fazer artesanato com outras pessoas que convida para participar com ela de novos cursos. “Já fiz vários com o Senar. Faço e indico. Foi o Senar que me ensinou a bordar de formas diferentes e a pintar”. E ela garante: as bolsas e porta-moedas que aprendeu fizeram sucesso. “Eu me dedico a tudo que faço e não dá errado”.

No curso de Materiais Recicláveis, o que mais atraiu a artesã foi a preparação da terra. “Apaixonei. Achei muito interessante preparar a terra, saber que da terra é possível fazer tinta. Nunca tinha imaginado essa transformação. Imagina você fazer sua própria tinta e pintar um objeto que você mesmo fez com reciclagem, com papelão, com papel que vem em caixa de sapato? Cerca de 95% do material é reciclagem”.

Assessoria de Comunicação
SENAR MINAS - Regional Viçosa