APAE visita a Câmara Municipal de Mutum e sugere medidas inclusivas.

Diretores, Pais e Autodefensores da APAE de Mutum participaram da reunião ordinária da Câmara Municipal de Mutum no dia 14/09/11, motivados pela passagem da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (20 a 27/08/11) e pelo Dia Nacional de Luta pelos Diretos das Pessoas com Deficiência comemorado no dia 21/09.

O presidente da APAE, Karone Marllus, falou um pouco da história e do trabalho das APAEs no Brasil, dos 13 anos de atuação do Movimento Apaeano em Mutum, apresentando as últimas ações e projetos da entidade. O dirigente ressaltou também as recentes conquistas e as principais e urgentes necessidades da entidade e dos mais de 200 deficientes atendidos pela APAE e de muitos outros, embora não atendidos pela instituição, precisam ter seus direitos garantidos pela sociedade. "Somos gratos pela receptividade desta Casa e pelas iniciativas no sentido de contribuir com o desenvolvimento social de Mutum, sobretudo quanto aos deficientes. Queremos ser sempre parceiros para que a atenção especial a essas causas seja constante e cada vez mais efetiva em nossa cidade.", afirmou o dirigente voluntário.

Presidente da APAE, Karone MarllusA direção apresentou também o relatório do V Show de Prêmios da APAE e o projeto de construção da nova sede da APAE. "Esse é o nosso maior sonho e grande necessidade da entidade para promover um atendimento de maior qualidade para os deficientes e a devida assistência às suas famílias.", declarou a Coordenadora da APAE Cristina Coelho. Conheça o projeto da nova sede clicando aqui.

A APAE, através de seus Autodefensores, Giseli S. Teodoro, Sidniei S. Ramos, Michele Pinto Moreira e Leonardo Sangi, apresentaram, juntamente com o presidente, a sugestão da criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Mutum e também da instituição da Frente Parlamentar ou Comissão de Apoio à Pessoa com Deficiência na Câmara Municipal com o intuído de tratar com maior eficácia os assuntos relacionados aos deficientes e demais questões sociais correlatas. "Precisamos de uma maior atenção das autoridades e de toda a sociedade.", cobrou a Autodefensora Michele Moreira.

O presidente da Câmara Municipal, o Sr. Gézio Nunes de Oliveira, agradeceu a visita dos apaeanos e manifestou-se solidário quanto aos temas apresentados e outros assuntos discutidos entre os Vereadores e participantes. “Agradecemos a presença e participação da APAE, o que engrandece o nosso trabalho como representantes do povo. Estaremos sempre dispostos para ouvir e atuar naquilo que nos compete para estudar formas de colaborar com todos os projetos sociais da nossa cidade, aqui hoje tão bem representados pela APAE de Mutum.”, declarou o Vereador.

Saiba mais acessando www.apaemutum.blogspot.com

Em Brasília, a Câmara Federal realiza sessão solene recebendo várias entidades.

Presidente da Câmara Municipal, Sr. Gézio Nunes de OliveiraA Sessão Solene em homenagem ao “Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência – 21 de Setembro” foi realizada em tom de reverência e respeito às pessoas com deficiência e suas lutas. O requerimento para a realização da Solenidade foi de autoria da Dep. Erika Kokay do Dep. Eduardo Barbosa que é presidente da FENAPAES (Federação Nacional das APAEs).

O Dep. Eduardo Barbosa, fez o primeiro discurso onde focou a história de Sucesso das Organizações Sociais na atenção e atendimento das pessoas com deficiência no Brasil. "É imprescindpivel que sejam feitos investimentos nestas entidades e também na melhoria das políticas públicas para as pessoas com deficiência promovidas pelo Governo e com respeito a vontade de todos.", frisou o Deputado.

As Entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência também foram chamadas para compor a mesa diretiva. Estavam presentes a FENAPAES, ONCB (Organização Nacional dos Cegos do Brasil), ONEDEF (Organização de Entidades de Pessoas com Deficiência Física), FENASP (Federação Nacional das Associações Pestalozzi), CBBC (Confederação Brasileira de Basquete Ball em Cadeira de Rodas), Comitê Paraolímpico Brasileiro, dentre outras.

A Dep. Rosinha da Adefal que teve de subir a tribuna carregada porque não existe rampa de acesso à mesa Diretora, disse que fez questão de subir carregada, apesar do risco, para que todos pudessem ver as dificuldades que as pessoas com deficiência passam no dia a dia. "Já foram feitas adaptações arquitetônicas na Câmara e no Senado, mas a acessibilidade ainda não é plena.", ressaltou.

O Senador Wellington Dias também marcou presença e informou que a Presidenta Dilma Rousseff vai apresentar o Plano Nacional para a Pessoa com Deficiência dia 28 de Setembro.

O Deputado ex-jogador de futebol Romário discursou e disse que sua grande motivação é sua filha Ivy que nasceu com síndrome de down. Criticou a falta de acessibilidade e solicitou atenção dos governantes ao fato.

Dep. Eduardo BarbosaA solenidade foi encerrada com um intuito conjunto de que todos se esforçassem para que o Brasil seja conhecido como um país que cumpre o que a Constituição determina sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Fonte: APAE de Mutum "Missão APAExonante e de todos"

Deputado e ex-jogador de futebol Romário