|
Os conselheiros do Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu) para o período 2013-2017 tomaram posse nesta quarta-feira, 23/10. Dentre os novos membros, estão representantes dos poderes público estadual e municipal, dos usuários e da sociedade civil. Os novos conselheiros atuam em secretarias estaduais e municipais, ONGs, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Polícia Militar, Copasa, IGAM, SAAE, sindicatos dos trabalhadores e produtores rurais, associações de moradores e agricultores.
A solenidade aconteceu no Instituto Terra, organização civil sem fins lucrativos, na cidade de Aimorés. A cerimônia de posse foi prestigiada por dezenas de convidados da sociedade civil, organizações não-governamentais, empresas, prefeitos, e outras instituições, dentre as quais o IBIO – AGB Doce, entidade delegatária e equiparada das funções de Agência de Água.
Na ocasião, também foi eleita a nova diretoria do CBH Manhuaçu, que ficou composta por: Isaura Pereira da Paixão, como presidente e representante dos usuários; Senisi de Almeida Rocha, como vice-presidente e representante da sociedade civil; Karone Marllus, como secretário e representante da sociedade civil e Denival de Souza Barros, como vice-secretário e representante do poder público municipal (Secretario Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de São João do Manhuaçu)
Segundo Isaura Paixão, os desafios na preservação e recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu são no sentido de garantir a ampla participação popular: “Precisamos continuar apostando na mudança de comportamento e lutar para que as pessoas acreditem nisso. Queremos a participação ativa da população junto ao comitê”, disse. A presidente também apontou as ações prioritárias do Comitê, a partir de agora: “A nossa prioridade é plano de saneamento básico onde serão implementados programas de saneamento que atendam aos municípios da bacia”.
No encontro também foi instituída a Câmara Técnica Legal (CTIL) e realizada capacitação dos novos conselheiros, com palestra sobre recursos hídricos ministrada pelo representante do IGAM, Eduardo de Araújo Rodrigues.
A bacia
A bacia formada pelo Rio Manhuaçu e seus afluentes abrange, hoje, 23 municípios, tem mais de oito mil quilômetros quadrados de extensão e abrange a mais de 300 mil pessoas. Também contribui para as atividades agrícolas, pecuárias e industriais das regiões que perpassa. Os principais problemas enfrentados na bacia são a erosão, devido à suscetibilidade do solo, e as enchentes. O trabalho do comitê é voltado para ações que façam frente a esses problemas, junto aos poderes público e privado e à população.
Nas fotos, a diretoria eleita e os conselheiros empossados
Fonte: IBIO AGB Doce
(http://www.ibioagbdoce.org.br/conteudo-ler.asp?id=83&subid=46)