Os desafios na gestão de resíduos no estado de Minas Gerais foram debatidos durante a IV Conferência Estadual de Meio Ambiente, realizada no Centro Mineiro de Referência em Resíduos, dia 10 de setembro. Dentro dos eixos temáticos produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; geração de trabalho, emprego e renda; educação ambiental e questões sociais ligadas à geração de resíduos sólidos foram escolhidas 20 propostas, das 306 selecionadas nas etapas regionais e municipais, e que serão levadas para a Conferência Nacional. Durante os trabalhos foi realizada, também, a eleição de 60 delegados, sendo 24 da sociedade civil, 18 do setor empresarial, 12 representantes do poder público e seis de comunidades tradicionais e povos indígenas, que participarão das discussões da Conferência Nacional que está prevista para acontecer de 24 a 27 de outubro, em Brasília.
Dentre os mais de 350 delegados eleitos nas conferências regionais e municipais que estavam presentes sendo que dois destes eram nossos representantes, SILAS e NATAN que haviam sido eleitos na conferência municipal. Após todo o processo de escolha das propostas que seriam encaminhadas para a conferência nacional, seguimos para a eleição dos delegados que representariam o estado e defenderiam as mesmas na conferência nacional. Conseguimos alcançar nosso objetivo, pois Silas Gomes Xavier conseguiu uma vaga pra representar nossa cidade e nosso estado em Brasília na IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE.
A secretaria de meio ambiente agradece pela participação e esforço dos delegados, que muito se empenharam para representar bem nossa cidade. Pois somente com apoio não se consegui nada, mas se somarmos apoio, força de vontade e gostar do meio, chegaremos longe!
Créditos: Silas Gomes Xavier