Produtores da pecuária leiteira da região de Mutum, no Vale do Rio Roce, puderam conferir de perto os resultados do Programa Minas na propriedade do pecuarista Ailton Marques Pereira, na tarde de ontem, durante o 1º Circuito Minas Leite em Mutum e 4º Dia de Campo, evento realizado pela Seapa, por meio da Emater-MG, com o apoio da Laticínios Porto Alegre.
Após aderir ao Programa e Minas Leite, a propriedade logo se tornou uma Unidade Demonstrativa para outros produtores. De acordo com o Subsecretário do Agronegócio André Merlo, que participou do Dia de Campo, “apesar da região já ser tradicionalmente leiteira, está carente de tecnologias. Nas propriedades instaladas a satisfação é geral e o aumento da renda do produtor é rápido e bastante significativo. Além disso, as propriedades com o Minas Leite estão trabalhando conforme o modelo de outro importante programa da Seapa, que é a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, sendo beneficiadas, também, com a recuperação de terras degradadas. No Dia de Campo pudemos conferir, junto aos produtores da região, várias pastagens restauradas e produtores satisfeitos com os resultados”.
Em Mutum são mais de dez propriedades que trabalham nos moldes do Minas Leite. O programa já atende a mais de 160 propriedades na região e recentemente fechou contrato com a Cooperativa Agropecuária de Resplendor – Capel, a Laticínios Porto Alegre, em Mutum.
Os participantes assistiram ainda palestras sobre os temas: Programa Minas Leite, Integração Lavoura, Pecuária, Floresta – ILPF, Principais Características e Diferenças das Braquiárias: Piatã, Xaraés e Marandú e Princípios Básicos de Correção e Adubação e Pastagens.
Fonte:
Cassio Junio Teles da Silva
Assessor Técnico
Subsecretaria do Agronegócio
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento