O projeto Capacitação de Jovens Rurais, vem sendo desenvolvido pela Regional da Emater-MG de Manhuaçu desde o ano de 2006. O objetivo é promover a formação profissional e ocupação para jovens que vivem no meio rural, por meio de cursos, possibilitando que os jovens desenvolvam atividades que gerem ocupação e renda. Esse é o 7° curso do Projeto Transformar, que visa capacitar os jovens no desenvolvimento de atividades produtivas, fortalecendo as atividades da família no campo e gerando mais renda. É trabalhado com os jovens a diversificação da produção na propriedade rural e o gerenciamento das atividades produtivas.

O evento contou com a participação de extensionistas do escritório local de Manhuaçu, Ipanema, Lajinha, Simonésia e Santa Margarida, ministrando palestras e orientando os 29 jovens na condução das atividades propostas pelo curso.  O projeto ainda contou com o apoio de diversas autoridades.

O secretário de Agricultura de Manhuaçu, Eduardo Heringer, parabenizou os jovens por agarrarem esta oportunidade e acredita que os jovens de hoje serão a sociedade mais justa de amanhã. Ele ressalta que “é muito importante para a sociedade quando o Estado oferece uma oportunidade para capacitação e conhecimento e as pessoas possam transformar a oportunidade em ideia, pois esta é uma forma de agregar valor ao que foi ensinado”, afirma Heringer

Para o gerente regional da Emater-MG de Manhuaçu, Romulo Mathozinho de Carvalho,  “quando os jovens aprendem a colocar  em prática tudo o que foi ensinado, o valor gerado pelo projeto ganha forma, fortifica o talento, iniciativa e força de vontade inerente à própria  juventude”, explica.

Marcelo Crispino de Oliveira Santos, presidente do Conselho da Juventude de Manhuaçu, relata que “é muito importante o desenvolvimento de projetos que introduzam a cultura na vida do jovem. A importância do evento é que cada jovem agregue informações e valor ao projeto, introduzindo no meio social”, relata.

Perguntado a dois jovens participantes do evento, João dos Santos de Simonésia e Jozeni Paloma Vieira, do Córrego São Mateus de Ipanema, o que eles esperam adquirir ao participar do evento, eles responderam que “é ampliar conhecimentos para ter opção iniciar novos negócios na propriedade”.  

Sobre a importância do projeto para a geração de valor na propriedade rural onde eles estão inseridos, a jovem Jozeni ressalta que os participantes do curso, ao adquirirem conhecimentos, esperam poder repassar este aprendizado às famílias buscando  aumentar a produtividade na propriedade rural. “A partir do momento que eu aprender a fazer correto aquilo que já fazemos, estaremos produzindo mais e com qualidade de vida que toda pessoa merece ter”, relata.

João explica que na sala de aula o professor falou sobre criação de cobra e sua lucratividade. “O interesse surgiu nesse ponto, já produzimos café de qualidade graças a Emater-MG. Mais uma vez procuramos o Ricardo, extensionista de Simonésia, para a orientação sobre a criação de cobra. Foi aí que ele me recomendou participar do curso no intuito de ganhar conhecimento para o novo negócio”, disse.

“Os jovens que participam do evento são inseridos no processo de construção de um novo modelo de desenvolvimento que seja inclusivo, promova a igualdade social, a democracia, e garanta a sustentabilidade, além de agregar valor à produção e o entendimento da importância da educação ambiental para o meio em que estão inseridos” explica o gerente Regional em Manhuaçu,  Romulo Mathozinho.

O evento foi realizado pela Emater-MG, dia 5 de setembro, na comunidade Vila de Fátima, em parceria com a Associação de Mulheres que cederam o espaço, cozinheiras e alimentação para os jovens.


Adriano de Oliveira Fonseca
Assessoria de Comunicação da Emater-MG – Ascom