As inscrições estão abertas e poderão ser feitas até 20 de setembro nos Escritórios Locais da Emater-MG. Para participar é necessário que o cafeicultor reserve um lote de 10 sacas de café beneficiado nas categorias café natural ou café cereja descascado, despolpado ou desmucilado e recolha uma amostra para a primeira etapa de 3,0 Kg fiel ao lote. A amostra deve ser acondicionada somente nas embalagens padronizadas, distribuídas pela Emater-MG para o Concurso, com o rótulo devidamente preenchido e entregue no ato da inscrição. A inscrição para o Concurso é isenta de taxas ou qualquer ônus para o participante e é feita apenas nos escritórios da Emater–MG.
Podem se inscrever e concorrer todos os cafeicultores dos municípios conveniados com a Unidade Regional da Emater-MG de Manhuaçu, com amostras de café arábica produzido por eles na safra 2013, tipo 6 para melhor de acordo com a tabela oficial brasileira de classificação, de bebida apenas mole ou superior, nas peneiras 16 acima, com vazamento máximo de 5% e umidade máxima de 11,5%. Todas as amostras inscritas no concurso passarão por análises físicas e sensoriais.
O produtor que se inscrever no VIII Concurso de Qualidade do Café das Matas de Minas – Regional da Emater-MG de Manhuaçu estará automaticamente, inscrito no X Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais.
Segundo Romulo Mathozinho de Carvalho, gerente regional da Emater-MG de Manhuaçu “a empresa foi pioneira em utilizar o Concurso de Qualidade de Café como uma das metodologias de extensão para levar informações e conhecimento sobre o café produzido em nossa região, ou seja, um processo educativo, onde os resultados de um ano são utilizados para mostrar o que deve ser melhorado ou aprimorado pelos cafeicultores participantes no ano seguinte de forma que a qualidade do café seja cada vez melhor, agregando valor ao café produzido”.
O VIII Concurso de Qualidade do Café das Matas de Minas – Regional da Emater-MG de Manhuaçu é organizado pela Unidade Regional de Manhuaçu em parceria com as prefeituras municipais, câmaras municipais, CMDRS (Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável), sindicatos rurais e iniciativa privada, com o objetivo de fortalecer a cafeicultura regional e incentivar a constante melhoria da qualidade dos cafés das Matas de Minas.
As solenidades de encerramento de ambos os concursos serão realizados em data e Local a serem definidos posteriormente. Para mais informações visite o escritório da Emater-MG de seu município.
Assessoria de Comunicação da Emater-MG – Ascom
Estagiário: Adriano de Oliveira Fonseca
Unidade Regional de Manhuaçu