Realizar um evento focado em negócios e na disseminação de informações para cooperados, parceiros e comunidade em um ano de adversidades para a cafeicultura seria um grande desafio para qualquer instituição desse segmento. E tanto Coocafé quanto seus principais parceiros se depararam com essa situação em 2013, ano em que a cooperativa se propôs a realizar sua 2ª Feira de Negócios Coocafé.

Em 2012, a Coocafé já havia passado por uma experiência parecida, quando resolveu realizar uma tarde de negócios. Após o sucesso dessa primeira edição e do apelo de cooperados e parceiros, a Coocafé lançou sua 2ª Feira de Negócios, evento que ocorreu nos últimos dias 15 e 16 de agosto, no Armazém Areado, em Lajinha.

Com divulgação em diversos veículos, de dezenas de cidades, um grande público já era esperado. Os parceiros aderiram à ideia e levaram atrações exclusivas para a Feira. Palestrantes de renome nacional confirmaram presença. Uma boa estrutura, com tendas, stands, sonorização, praça de alimentação e um espaço propício para a realização de negócios foi planejada. Tudo isso aliado ao interesse dos cooperados em fazer bons negócios e buscar informações fez do evento um grande sucesso, tendo inclusive superado as expectativas de muitos participantes.

Ao todo, foram mais de 30 instituições presentes, entre fornecedores de insumos e implementos agrícolas, cooperativa de crédito, bancos, secretarias de agricultura e meio ambiente, sindicatos, dentre outros parceiros. Estima-se que aproximadamente 4.000 pessoas passaram pelo evento durante os dois dias, sendo a maioria desse público composta por cooperados, que efetivaram negócios na ocasião.

No dia 15/08, o Coral Vozes do Futuro, formado por crianças carentes e apoiado pela Coocafé e pelo Sicoob Credicaf, fez uma brilhante apresentação, no auditório da Feira. Em seguida, o diretor presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira, agradeceu aos parceiros, aos visitantes e, sobretudo, aos cooperados pela presença no evento, além dos membros do Conselho de Administração e do presidente do Sistema OCB/ES, Esthério Sebastião Colnago, que também prestigiou a Feira. O palestrante do dia, Carlos Brando, foi anunciado pelo próprio presidente da Coocafé. Com informações sobre o que está ocorrendo no mercado mundial de café e suas principais tendências, Carlos Brando atraiu atenção de todos. Muitos aproveitaram para esclarecer dúvidas e pedir sugestões acerca do tema apresentado. Já no segundo dia de evento, foi a vez do professor José Luís Rufino apresentar alguns estudos sobre a cafeicultura de montanhas. Dados econômicos e técnicos foram amplamente explorados, o que serviu de base para ações e trabalhos que possam ser realizados.

Além do Espaço Coocafé, dedicado exclusivamente para a realização de negócios e uma área de relacionamento, a Coocafé também montou um estande voltado para a comercialização de café, com informações sobre preços, mercado, programa de troca e perspectivas. E como o evento foi realizado no Armazém Coocafé Areado, os cooperados foram convidados para conhecer parte da estrutura da cooperativa, com visita ao laboratório de análises, processos de armazenagem de amostras degustadas, classificação, degustação e ali foram apresentados e discutidos, junto aos produtores, os critérios de análise de classificação de seus cafés.



Fonte: Assessoria de Comunicação / Coocafé

{jcomments on}