O vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Doce) e secretário-executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu), Senisi Rocha (Instituto Soledade); a vice-presidente do CBH Manhuaçu, Flávia Dias (Cooperativa Mista de Trabalho de Coleta Seletiva, Reaproveitamento e Reciclagem do Lixo Ltda); o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga (CBH Piranga), Carlos Eduardo Silva (Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais); e o conselheiro Eduardo de Araújo (Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM) participaram do XXXV Fórum Regional de Educação Ambiental (FOREA) em Carangola, na Zona da Mata de Minas Gerais, nos dias 23 e 24 de maio. O FOREA é reconhecido como um espaço fundamental para a discussão e promoção de questões ambientais relevantes, reunindo especialistas, gestores públicos, professores e acadêmicos.
Dentre os assuntos debatidos nos dois dias de eventos foram destaque o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e a criação e gestão de Unidades de Conservação. Senisi Rocha destacou que os CBHs foram convidados a participar de uma reunião administrativa junto com s Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Minas Gerais – CIEA/MG. “O convite partiu para pensar em uma estratégia de Educação Ambiental de unir forças com os comitês de bacia e, até quem sabe, uma redivisão desse território que favoreça mais o apoio dos comitês de bacia. Mas, foi uma conversa preliminar e, no próximo encontro, vamos continuar o assunto”, pontuou.
Já o presidente do CBH Piranga, Carlos Eduardo Silva, frisou que o evento proporciona grandes momentos de conhecimento e partilha. “O evento é muito grande e rico e, dentre as pautas voltadas para o Meio Ambiente, tivemos muitas palestras e discussões sobre Educação Ambiental, que é a nossa grande missão”, pontua.
36ª Edição
A próxima edição do Fórum de Educação Ambiental da Zona da Mata (ForEA) acontece em Viçosa/MG, nos dias 06 e 07 de junho.
Prefácio Comunicação