Uma reunião técnica do Programa Minas Olímpica/JEMG – Jogos Escolares de Minas Gerais – foi realizada, nesta quinta-feira, 23, no auditório do Centro Cultural de Manhuaçu, na Rua Monsenhor Gonzalez, para organização e sorteio dos grupos para a etapa regional que será disputada no próximo mês de maio em Manhuaçu.
Estiveram no encontro, além de representantes dos municípios, diretores e professores de educação física das escolas que estarão envolvidas nas competições. O Governo de Manhuaçu, por meio do secretário municipal de Esportes, Victor Carneiro Rocha, recepcionou os participantes. Também esteve presente o analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu, Marcos Storck.
|
Estão incluídas, nesta etapa, além de Manhuaçu, as cidades de Alto Jequitibá, Chalé, Conceição de Ipanema, Durandé, Lajinha, Luisburgo, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Mutum, Reduto, Santa Margarida, Santana do Manhuaçu e São João do Manhuaçu. Durante o encontro foram repassadas as orientações e regulamentos, confirmação das equipes participantes e sorteio das chaves e confrontos nas várias modalidades que estarão em disputa.
A etapa micro regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais acontece pela terceira vez consecutiva em Manhuaçu. Este ano, as competições serão disputados entre os dias 11 e 17 de maio, nas modalidades de voleibol, handebol, basquete, futsal e xadrez. Os atletas são divididos em categorias por idade. O módulo I é para alunos-atletas nascidos nos anos de 2001, 2002 e 2003. Já no módulo II participam os alunos-atletas nascidos entre 1998 e 2000.
TERCEIRA CONSECUTIVASegundo o secretário de Esportes, Victor Carneiro, esta será a quinta vez que Manhuaçu vai sediar a competição, sendo a terceira de forma consecutiva. A expectativa é que aproximadamente dois mil jovens atletas participem da etapa micro regional. “Além do evento e atletas, a gente entende que o esporte vai atrair pessoas dos municípios vizinhos para a cidade, o que é um investimento também porque movimenta a rede hoteleira, restaurantes e lojas, e isso é um fator diferencial que Manhuaçu oferece a toda a região” – destaca Carneiro.
A Escola Estadual Célia Pereira Mendes, de Santana do Manhuaçu, volta a participar dos JEMG, após um tempo de afastamento. Segundo o diretor Enoc de Souza Tulher, o retorno é um esforço da diretoria, professores e alunos. “O pessoal está motivado, empolgado em relação ao retorno. O jovem gosta da prática esportiva tradicionalmente e a gente precisa participar de eventos como este para a integração, o que reflete em alunos mais disciplinados e em melhoria de produtividade no ambiente escolar. Marcos Brandão, professor de educação física e vereador em Mutum, destaca a participação nesses jogos de cerca de 170 alunos, o que será a maior delegação de toda a região. “Como todos os professores nessa área nós procuramos trazer os jovens para um ambiente sadio, de disputa e entretenimento, que trará benefícios na formação de seu caráter” – destacou Brandão.
PARCERIA COM A SUPERINTENDÊNCIAA realização da etapa microrregional é uma parceria entre o Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Esportes e a Superintendência Regional de Ensino. A Superintendência fica responsável pelos alojamentos para os atletas permanecerem na cidade durante o período da disputa e a Prefeitura de Manhuaçu por ceder os espaços para os jogos em todas as categorias e modalidades.
A expectativa de participação de Manhuaçu nas competições é enorme, com as equipes tradicionais da Escola Estadual Maria de Luca Pinto Coelho e do Colégio Tiradentes. Segundo o professor de educação física da Maria de Luca, João Paulo Cordeiro, a escola participa no modulo I na categoria futsal masculino e voleibol feminino e no modulo dois voleibol feminino e masculino. “Nós vamos competir com o que apresentamos de melhor nos jogos escolares do ano passado, o vôlei e o futsal, como prevê o regulamento” - concluiu. “Queremos que os atletas de Manhuaçu conquistem medalhas e façam a diferença nas competições, não somente dentro de quadra mas fora dela também” – concluiu o secretário Victor Carneiro.
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu
{fcomments}
{jcomments off}